O que é uma desenvolvedora Back-end?

Geralmente, uma aplicação web consiste em duas partes: o front-end e o back-end. O front-end, também conhecido como lado do cliente, é o que você vê no navegador (veja como se tornar uma desenvolvedora front-end). O back-end, ou lado do servidor, é tudo o que acontece “debaixo do capô”, e seus componentes não são imediatamente óbvios.

Pense em um site como um restaurante. Quando você se senta pela primeira vez, é apresentado um menu, que pode incluir imagens e descrições dos itens que você pode encomendar. Quando você faz seu pedido, você pode solicitar algo específico, como uma salada com molho ao lado. Isso representa o front-end.

Leia mais: A Importância da Diversidade e Inclusão na Tecnologia

Em seguida, a equipe da cozinha recebe seu pedido, pega os ingredientes da geladeira e da despensa, os cozinha juntos e traz sua comida. Isso representa o back-end.

A seguir, vamos ver com mais detalhes o que os desenvolvedores back-end fazem, quais as ferramentas eles usam e como se tornar uma.

O que vai para o back-end?

O back-end é uma combinação de servidores e bancos de dados. Os servidores controlam como os usuários acessam os arquivos. Os bancos de dados são coleções de dados organizadas e estruturadas.

Leia mais: Introdução à Programação: Um Guia para Iniciantes

Veja um exemplo: Quando você entra em um site e insere seu nome de usuário ou e-mail e senha. Essas informações são enviadas para o software do lado do servidor que valida a estrutura do seu e-mail e senha. Se tudo parecer bom, ele verifica os dados com o banco de dados para garantir que alguém com esse nome de usuário e senha exista. Se isso acontecer, o banco de dados fará login e enviará informações de volta para você na forma de sua página de usuário.

O que os desenvolvedores back-end fazem?

Abaixo, uma lista de responsabilidades:

  • Criar, integrar e gerenciar bancos de dados.
  • Usar estruturas para criar software do lado do servidor.
  • Validar dados para garantir que estejam formatados corretamente antes de serem enviados para o banco de dados.
  • Integração de elementos voltados para o usuário com elementos do lado do servidor para garantir que as informações estejam sendo enviadas para o lugar certo para que o servidor possa recuperá-las.

Quais ferramentas os desenvolvedores back-end usam?

Os desenvolvedores back-end usam uma variedade de tecnologia e software, muitos dos quais se enquadram em três categorias: bancos de dados, linguagens de programação e estruturas.

Leia mais: Automatize seu negócio com um agente de IA

Bancos

Como explicamos acima, os bancos de dados são usados para armazenar informações do usuário e outros dados importantes. Os sistemas populares de gerenciamento de banco de dados incluem:

Linguagens de programação

Os desenvolvedores back-end usam linguagens de consulta como SQL para manipular os dados armazenados em bancos de dados. Eles também usam várias linguagens de programação para criar aplicativos que facilitam a comunicação entre servidores e bancos de dados, como:

Python é uma ótima opção para iniciantes. É conciso e fácil de ler. Também é extremamente popular e tem uma grande comunidade de programação por trás. Ruby é outra linguagem amigável para iniciantes que tem uma comunidade de programação entusiasmada por trás.

Leia mais: Como ser uma engenheira Full Stack

Estruturas

As estruturas tornam o desenvolvimento de software mais rápido e fácil, economizando tempo que os desenvolvedores gastariam escrevendo código. Estruturas populares incluem:

Como você se torna uma desenvolvedora Back-End?

Você pode seguir alguns caminhos para se tornar uma desenvolvedora back-end. Uma opção é obter um diploma, mas isso não é para todos. Felizmente, você pode se tornar um desenvolvedor back-end sem um diploma tendo aulas e aprendendo por conta própria.

Por exemplo, você pode começar com Ruby e, em seguida, aprender sua estrutura Ruby on Rails associada.

A partir daí, aprenda a trabalhar com servidores e, em seguida, aprender APIs e métodos HTTP. Em seguida, você deve aprender a se conectar a bancos de dados e aprender a recuperar dados. Finalmente, você pode construir algo por conta própria. Isso permite que você implemente o servidor, o banco de dados e as APIs e se conecte a um front-end simples. Isso reúne todo o seu aprendizado e fornece um projeto que você pode incluir em seu portfólio.

Leia mais: Aprenda inglês de uma vez por todas

Você também pode se tornar uma engenheira de back-end , tendo uma visão geral do back-end, essencialmente servindo como arquitetos — projetando sistemas inteiros e supervisionando projetos inteiros.

Boa sorte!